Visão

6/recent/ticker-posts

Porque o Brasil vem criar em Salvador?

A resposta é escura: é nas favelas de salvador que a criatividade exala.

Em qualquer ou todo âmbito que se possa ter relação à criatividade, os soteropolitanos têm a senha - como dizemos por aqui. A Bahia como um todo é um polo criativo potente. Com contribuições do nosso povo, em especial da população preta, que desempenhou um papel central na formação da identidade cultural do estado. 

Salvador é um celeiro de criatividade musical. É notável que o samba, um dos gêneros musicais mais icônicos do Brasil, tenha suas raízes nesta cidade. O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Não podemos deixar de falar da Tropicália, outro movimento musical revolucionário que emergiu na Bahia, liderado por artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil. O lendário Novos Baianos ainda é uma marca da diversidade musical que emergiu nessa terra.

A população preta da Bahia é responsável por manter viva a história e as tradições de seus antepassados, enriquecendo assim a diversidade cultural da região.

É intrigante pensar que, sobrevivendo das mazelas sociais, o povo preto periférico arranca dessa triste realidade feitos extraordinários. Talvez seja o escape, porém, isso não pode ser romantizado. Dizem que nossa energia é um fator impactante para virem criar aqui. Realmente, somos potência! Mas não creio que seja este o verdadeiro motivo para eles virem, e sim uma forma de mais uma vez matar nosssos sonhos, pois a criação que vem da gente, eles vendem como deles.

Os insights que geramos em Salvador pelo fator cultural, histórico e “energético” é um motivacional dessa cadeia. Para entendermos isso, voltamos um pouco na história do Brasil. Salvador é a cidade mais preta fora de África, desde antes deste fato é um dos contribuintes para nós em relação a resistência do nosso povo em diversos âmbitos. 

No ano de 2023 por exemplo, vimos em evidência que a independência do Brasil aconteceu na Bahia, teve mais força e atenção também das mídias dando espaço à verdadeira história. Vemos daí como precisamos resgatar a memória das nossas histórias que também é a história do Brasil que nos foi roubada. 

E seguimos essa rota para outros contextos, tornando Salvador um polo potente de alta relevância criativa. Quando os gringos pensam em “Brasil” automaticamente fazem ligação com o samba e/ou Olodum, é inevitavel, ainda que sejamos lembrados como a cidade do carnaval, nos ultimos anos inclusive empresas criativas vem moldando modelos de negócios na nossa terra, dando start a essa nova era, Salvador lidera o numero de startups na região nordeste. Também temos uma grande relevância no cenário do cinema brasileiro, e novamente tirando leite de pedra, ó paí ó, cidade baixa, capitães da Areia e inúmeros outros, a gente sempre está criando por mais que a realidade seja cruel.

A energia única de Salvador é uma força motriz para a inovação e a criatividade em todos os aspectos da vida na cidade. Essa energia vibrante também se expressa nas manifestações culturais que ocorrem durante todo o ano, como o carnaval, festas religiosas e festivais de música que atraem visitantes de todo o mundo. É uma cidade que pulsa com vida, inspirando artistas, empreendedores e visionários a continuarem criando e inovando.

Além disso, Salvador desempenha um papel crucial na preservação e celebração da diversidade cultural do Brasil. É uma fonte inesgotável de inspiração para escritores, artistas e cineastas que encontram em Salvador uma riqueza de histórias humanas para explorar e compartilhar. Em suma, Salvador é muito mais do que uma cidade, é um epicentro de criatividade e diversidade que continua a enriquecer o Brasil e o mundo.